Pesquisar

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Esfigmomanômetros - Fisio Medic



Esfigmomanômetro ou aparelho de pressão é um dispositivo utilizado por profissionais da área da saúde, como enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos e nutricionistas.
O Esfigmomanômetro consiste num sistema para compressão da artéria braquial. O Esfigmomanômetro é composto por uma bolsa inflável de borracha de formato laminar, a qual é envolvida por uma braçadeira com manguito e conectada por um tubo de borracha a um manômetro e por outro tubo, que contém uma válvula controlada pelo operador, conectado a uma pêra, que tem a finalidade de encher de ar a bolsa pneumática.
O Esfigmomanômetro deve ser utilizado com o auxílio de um estetoscópio para a ausculta dos sons da pulsação é possível a verificação tanto da pressão sistólica quanto da pressão diastólica.
O tamanho do manguito do Esfigmomanômetro deve circundar pelo menos 80% da circunferência do braço(quando é menor - ex.: obeso - a PA será superestimada). O manguito do Esfigmomanômetro deve ser inflado até 20mmHg acima da PA sistólica, estimada pelo desaparecimento do pulso radial, e então, desinsuflado na velocidade de mais ou menos 3mmHg/seg, para auscultarmos os sons da pulsação, através do uso da campânula do estetoscópio.
Tanto no adulto quanto na criança, a PA sistólica é a fase I (aparecimento do som), enquanto que a PA diastólica é a fase V (desaparecimento do som). A fase II é o início do gap auscultatório; a fase III, o reaparecimento do som, e a fase IV é o abafamento do som. Nos pacientes com insuficiência aórtica, é a fase IV que determina a PA diastólica, já que a fase V pode ser o zero.
O Esfigmomanômetro utilizado pode ser o de coluna de mercúrio (mais fidedigno), ou esfigmomanometro aneróide ou ainda o electrónico. Os dois últimos devem ser calibrados de 3/3 meses com um manómetro de coluna de mercúrio adequado.
O Esfigmomanômetro também pode ser utilizado domiciliarmente desde que o ascultador tenha a experiencia necessaria. O ideal para uso domestico é o monitor de pressão arterial digital, pois este não requer experiencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.